“Maria Guetto é um sistema de som idealizado pela cantora Drica Soares e concretizado em julho/2017 na cidade de Mauá, em São Paulo. Após um bom conhecimento na cultura sound system , Drica começou a idealizar seu próprio sistema de som, onde poderia seletar e emanar suas mensagens com mais autonomia.
Em 2016 conheceu duas cantoras/ singjays , Sistah Mari e Regiane Cordeiro, com quem manteve expressivo contato musical no reggae. Logo as convidou para integrar e dar forma a seu sonho.
Além do Maria Guetto, essas mulheres também encabeçam outros projetos. Regiane assume os vocais da banda Nyah Live há 3 anos, e também possui um projeto solo chamado Regiane Cordeiro African Voice. “Mulheres Reais” é seu primeiro single circulando nas redes. “Minha música é para pessoas. Fala da vida, do cotidiano e das dificuldades que é ser mulher num país cada vez mais machista e racista. Como mulher negra, reafirmo minhas raízes nas minhas músicas”.
Sistah Mari é cantora na cena reggae/sound há alguns anos. Faz parte do Coletivo Zambol House Sound e também da banda Jam Riddim. Vem se aventurando nas melodias graves do baixo, já tendo feito algumas sessões tocando o instrumento. “Me senti desacreditada por muitos, e estou provando a mim mesma até posso ir”.
A maioria dos sistemas de som são diretamente feitos por homens, com seleções e vozes protagonizadas por homens. Em prol da igualdade, nosso sistema de som feminino tem o objetivo de levar as vivências periféricas, principalmente das mulheres, em forma de canções. Queremos propagar a cultura sound system e suas vertentes, quebrando o machismo e o preconceito e incentivando mulheres a se interessarem em operar equipamentos, produzir riddins e também serem linha de frente.
Achamos que não se trata de não ter mulheres para fazer acontecer, mas sim a falta de visibilidade comum ao gênero em nossa sociedade. É quase um apagamento. Então decidimos unir as forças com homens e mulheres que compreenderam o espírito da junção.
A primeira formação das Golden Box´s é composta por por equipamentos analógicos de 10.000wtz, dando enfase à cena Reggae Music atual, Reggae Revival, Dancehall 90´s, 2000, New Roots, Rub a Dub, Steppa, produções nacionais e muito mais!
Alpha e Omega caminham lado a lado.”