Ultras Sistema de Som (SP/SP)

Ultras Sistema de Som (SP/SP)

A equipe Ultras Sistema de Som surgiu em 2015 na zona leste de SP - capital.

“O Ultras Sistema de som foi fundado em dezembro de 2015 pelos amigos Jason Ferreira e Everton J. Domingues. O coletivo tinha como formação inicial: Jefferson Santana (Jé), Filipe Gomes (Oreia), Rodolfo Duarte (Zig), Everton Domingues (Ras Tom), Jason Ferreira (Jahson) e Caique Carvalho (Coelho).

Inicialmente pensamos na estrutura do sistema de som de forma geral, montando algumas caixas com design que fossem fiéis às tradições da cultura sound system. Tínhamos no começo 1 Scoop Clássica de 15’, 1 Duplo de 12’ e 1 Midrange 10’. Todo sistema de som tem suas dificuldades em diversos aspectos e nós tivemos os nossos. Não sabíamos por onde começar ou até mesmo o que construir ou comprar devido as poucas informações que dispúnhamos na época. A melhor alternativa foi começar a aprender e estudar sobre essa cultura a ponto de colocar a mão na massa e construir nosso sistema.

Não era apenas ligar cabos, ter caixas de madeira e músicas reggae para tocar. Começamos a perceber que a cada disco de vinil, toca-discos, alto-falantes e periféricos que obtínhamos ou comprávamos, cada um tinha uma função especifica e não era usado por simples capricho das equipes de sistema de som. Tudo na cultura sound system tem sua função e por obrigação nos empenhamos em descobrir toda essa mística por trás dos eventos que acompanhávamos.

Começamos a fazer contatos internacionais e nacionais com pessoas que trabalham em prol dessa cultura, foi daí que adquirimos o equipamento chamado preamp (pré-amplificador de sinal de áudio que as equipes utilizam como “mixer” e operador de todo sistema de som, com bandas de equalização e funções de crossover). Aos poucos comprávamos discos a fim de enriquecer nosso acervo e a cada mês fazemos listas de discos que nos interessavam.

Foram várias conversas, e durante 18 meses juntamos dinheiro para comprar os amplificadores de potência. Foi um processo de altos e baixos, nem sempre tinha dinheiro para comprar tudo que queríamos e por vezes adiamos os planos que fizemos. Atualmente, o Ultras Sistema de Som conta com muitos equipamentos adquiridos nestes 3 anos e 6 meses de criação, e ainda não temos o sistema de som completo como planejamos, porém estamos trabalhando diariamente pra que essa tarefa seja cumprida por nosso coletivo.

Atualmente o coletivo tem a seguinte formação: Everton Domingues (Ras Tom), Jason Ferreira (Jahson), Gustavo (Guz), Ederson (Nei) e Sérgio (Serginho).

Entre os projetos em que estivemos/estamos com nosso trabalho e gostaríamos de destacar estão:

AmplifyahSP: participamos desde o início tanto como alunos e também quanto artistas. Na edição de 2016 e agora em 2019 estamos mais uma vez juntos com nossos parceiros do coletivo Udub-420 Sound Sistema apresentando um pouco mais da cultura sound system em SP.
Each one Teach one: nosso primeiro projeto independente, que tem no seu significado “Cada um ensina um”, buscando manter nossas origens, aprendermos e passaremos adiante tudo que nos foi ensinado, numa missão de fortalecer ainda mais a cultura sound system em SP e futuramente no Brasil, com a participação de outros coletivos do país. A primeira edição foi em Novembro/2018 e a segunda edição logo após em dezembro/2018, contando com a participação de alguns coletivos e amigos de longa data.

Com essas e outras movimentações, procuramos estabelecer meios e formas de transmitir todo conhecimento que a cultura do sistema de som pode proporcionar às pessoas que tem curiosidade de adentrar esse mundo. Em discos de vinil existe uma parte da história que não foi contada, não está nos livros mas que é conduzida através dos anos desde suas gravações há 40, 50 anos e talvez até mais. Músicas que falam da realidade de um povo que sofreu com a escravidão e muito do que os artistas dizem em suas letras, remetem ao nosso atual cenário nacional e mundial talvez, mudam os anos mas os problemas são os mesmos.

Crítica social e luta resumem um pouco de nós e é nesse sentido que buscamos evoluir cada vez mais. Poder para o povo!”

Assista

Ouça