Vêm da capital do País os nossos convidados da vez aqui no Mapa Sound System Brasil. Formado por João Megaton, Edgar D Banks e Felipe Rub-a-Dub, o Megaton Dub é hoje um dos sistemas de som mais expressivos e bacanas das terras brasucas.
Conversamos em 2015 com João e Edgar, que contaram um pouco mais desse trabalho excelente e cheio de inspiração.
“O Megaton é composto por mim (João Megaton), pelo Edgar (D Banks) e pelo Felipe (Rub-a-Dub). As raízes são diferentes para cada um: eu comecei a tocar reggae numa banda em meados de 1995, o Felipe tocava reggae/dub em festas pela cidade desde 1999, e tocamos juntos em 2004 no chill-out da UP em Pratigi (Bahia). Nessa época, o Edgar estava por lá também, e armou de tocarmos no Centro Acadêmico da Florestal. Mas o início mesmo foi em meados de 2004, quando nós três resolvemos colecionar e botar uns vinis de reggae em algumas festas de amigos e na Universidade de Brasília”, conta João.
A irmã de Edgar trazia alguns vinis de fora do País, o que ajudou no início da coleção. Ele mesmo conta como a coisa começou a crescer em BSB. “O nome Megaton surgiu em 2006, e as primeiras festas em Brasília com esse nome rolavam em alguns bares e também na Universidade de Brasília”, conta Edgar.
João fala sobre as suas principais influências: ““Até 2004 era o Helio Franco, percussão da minha banda que já colecionava reggae, DJ do primeiro programa de Brasília dedicado à musica jamaicana, o Radiola Reggae. Helinho foi um professor – mostrou/vendeu muita coisa pra gente! Depois de 2004 foram MPC e Nelson Meireles do Digitaldubs. Eu encontrei o MPC na primeira vez em que ele foi tocar no DF em 2004. Mas não vi ele tocar, e toquei com minha banda do outro lado da rua!! Em 2005 me mudei para o RJ e passei a ir nos bailes do Digital, e por volta de 2007 eu e Edgar finalmente tocamos com eles na casa da Matriz, lá no Rio.”
Os fatos anteriores à fundação do Megaton como sistema de som se deram da seguinte forma: em 2007, por intermédio do Mad Perch do Zion Train, conseguiram a primeira dubsiren, feita por um cara do RDK Hi-Fi. Em agosto de 2008 João pegou um pré-amp com Russ D (“Creio que foi o 2º do Brasil depois do Yellow P”, conta.), e em outubro do mesmo ano os três começaram a compra das caixas. Ainda em 2008, somou ao sistema um equipamento mais que especial, conforme contou João. “Peguei nas mãos do Sir Mikey Dread em Brixton a sirene do Channel One, feita por ele!” Então, algum tempo depois, em 2010, a inauguração do sistema finalmente foi feita.
E não, não para por aí. “Para 2015 planejamos as scoops e um outro efx, uma relíquia da cultura SS que até onde eu sei ninguém no mundo usa mais!!! O que é?? Surpresaaaa hahahahaha, qdo estiver na mão, testada e aprovada a gente mostra!”
“O sound começou com os três e assim continua, mesmo comigo no RJ a coisa não morreu, só evoluiu graças a Jah! Somos amigos desde a metade dos anos 1990, e amamos reggae e suas variações, dub em diferentes estilos e épocas, somos ecléticos!”
Entre os diversos fatos memoráveis, João cita alguns inesquecíveis. “A primeira na Casa da Matriz, a estreia das nossas caixas num bailão 0800 na concha acústica da UnB… tava lindo até que queimamos vários falantes ao mesmo tempo, o que não deixou de ser uma lição para aprender!!! O baile com o Mungo’s Hifi de graça na área externa da sala Funarte, o baile com o Iration Steppas, as duas vezes em que estivemos no Reunion of Dub, baile com o Channel One… Sabemos que o melhor está por vir!”