“O Djanguru Sistema de Som foi fundado em 2012, em Guarulhos. Surgiu como o primeiro sound system de reggae com paredão próprio e foi responsável pela difusão da cultura na cidade. Os lendários bailes na Praça das Pedras costumavam reunir mais de 1000 pessoas por edição e contou com mais de 50 edições. Muitos nomes das primeiras gerações do Sound System de SP passou pela Praça das Pedras, formando um público conhecedor do cenário paulista da CULTURA SS. Além de formar um público do SS na cidade, o trabalho do DJANGURU semeou a cultura e muitos frequentadores dos bailes formaram aos poucos suas próprias equipes.
Ao longo dos anos, a equipe trabalhou com nomes como Yami Bolo, Derrick Parker, Dignitary Stylish, Kibir La Amlak, Buguinha Dub, Victor Rice, entre outros. Passou por palcos como SESC, SP NA RUA, TAWAI DUB FESTIVAL. Participou de um especial sobre Sound System na TV CULTURA, dentro do programa Estação Livre. Foi catalogado na exposição JAMAICA, JAMAICA (sesc 24 de maio) entre os 30 principais sound systems de SP.
O Djanguru promove as festas BLOCK PARTY SP, que resgata a conexão entre a cultura SS e o HIP HOP em sua origem, através da figura de DJ KOOL HERC.
Além disso, o DJANGURU também integra o coletivo PATA DO LEÃO, junção de equipes de Guarulhos (DJANGURU, AMERE LION, OROBÓ e o extinto e saudoso JUDAH sistema de som. Essa formação chegou a somar 20 scoops amplificando festas públicas.
O DJANGURU tem seu próprio studio, produzindo tunes exclusivos, as famosas DUBPLATES que vc só escuta no baile do DJANGURU.
Atualmente, o Djanguru é formado por Jamil (fundador/seletor/soundman), Arthur Chocotunes (Seletor/soundman), Michael JAH MASSA (seletor) e Lango Rasta (soundman).
Em 2024, o Djanguru participou da idealização da série SOUND SYSTEM: O CAMINHO DA MÚSICA, que registrou as etapas de criação de uma música, desde a criação do riddim até o tune sendo reproduzido em vinil amplificado pelo sound system em um baile.”