“Oriundo da Casa de Menelik, comunidade Rastafari do interior paulista, Jah Bauer, começou a aparecer para o cenário da música reggae em alguns pequenos festivais no interior do estado de São Paulo.
Iniciando a sua trajetória junto a um grupo de amigos, em meados de 2003, quando formaram a banda Poder da Trindade, que pouco tempo depois passou a se chamar “Essênios”, tendo o nome substituído novamente após poucas apresentações, e enfim se firmando como banda “Pulsação Essencial”, na qual encabeçou os trabalhos até setembro de 2007, quando ocorreu a extinção da mesma.
Com o fim da banda, Jah Bauer foi convidado a integrar a banda Guerreiros de Sião, da capital paulista, onde escreveu mais alguns capítulos na música durante três anos. Em 2010, se distanciou do meio artístico, devido a problemas com logística, distância entre os deslocamentos para ensaios com banda, e também para se dedicar um pouco mais ao lado familiar!
Já em 2019, a convite do artista e amigo Leonardo Naves, o “AbissíniaViva” (ex-Guerreiros de Sião), voltou a se apresentar, fazendo participações em um novo formato de trabalho, o que o aguçou mais o seu instinto de voltar aos palcos.
Em janeiro de 2020, apareceu ao lado da Burning Reggae Band, banda de sua cidade natal, com quem já tem um antigo entrosamento. Dessa forma, retornando aos poucos e engatinhando com seu trabalho musical, totalmente autoral, Jah Bauer com seu estilo próprio e original, vem engatilhando novas produções”.