“O Jahmin Sound System surgiu como projeto de vida de Tiago do Jahmin há quase 30 anos. Desde os 10 ouve reggae, após seu pai lhe presentear com uma fita k7 de Bob Marley, que tinha a música “Jamming”. A partir de então, o reggae passou a fazer parte de sua vida, onde pesquisava como podia sobre a cultura jamaicana.
Adolescente, Tiago já era apaixonado por sonorização, onde intensificou suas pesquisas acerca desse assunto. Foi quando idealizou seu sound system, e buscou se profissionalizar em eletrônica, a fim de fazer suas próprias caixas de som. E assim aconteceu. Através de trabalhos temporários, Tiago conseguiu comprar madeiras, tintas, ferramentas (outras pegou emprestadas com vizinhos), e equipamentos como amplificador sonoro e alto falantes, muitas vezes pifados, onde, de maneira autodidata e aliado ao seu curso de eletrônica, consertava e fazia manutenção dos equipamentos (como acontece até hoje).
Começou a trabalhar de maneira autônoma com aluguel de equipamento de som e serviços de manutenção de equipamentos sonoros, além de serviços de operação de áudio. Como nunca se certificou de maneira teórica, perde incontáveis contratos que exigem cadastro na categoria e curso específico na área. Como amante e conhecedor da cultura jamaicana, e após muito esforço e suor, literalmente, finalmente consegue montar seu sound system, levando o nome afetivo da sua música predileta de sua primeira fita k7 da vida, fazendo um trocadilho com o deus rastafari, e nasce oficialmente Jahmin Sound System.
A expressão jamaicana jamming/jammin significa “alegria, confraternização, união” Não à toa, o Jahmin Sound System tem como slogan: “Conectando pessoas através da música e promovendo resistência através da arte”; como missão, “Oferecer experiências de alegria, aliado ao conhecimento, elevando a auto estima das comunidades invisibilizadas através da música”; sua visão: “ Conectar a sociedade através do entretenimento, compartilhando conhecimento com amor e alegria, levando às comunidades desassistidas novas e positivas perspectivas individuais e coletivas”.
A palavra-chave do Jahmin Sound System é CONEXÃO, pois conectar jovens à música e incentivar novos cidadãos a crerem que a cultura pode revolucionar toda uma sociedade é o que impulsiona Tiago do Jahmin a continuar acreditando no seu SS. A cultura sound system acontece na rua, para a comunidade, para entretenimento e aquilombolamento dos participantes na festa.
O Jahmin então começou a ser posto na rua onde Tiago é nascido e criado, como se diz por aqui, levando entretenimento ao seu bairro de periferia, onde, lembra, nunca houve uma ação efetiva de lazer para a comunidade. Através dos eventos nos finais de semana os vizinhos começaram a confraternizar, mercar suas comidas, bebidas, e músicos, que aproveitam para cantar ou tocar instrumentos, divulgando também seus trabalhos. Virou um ponto de encontro cultural no final de semana naquela rua, em São Cristovão, Salvador. Com a pandemia, Jahmin passou a fazer esses eventos na varanda de casa, e os vizinhos aproveitam, cada um em sua casa, ainda movimentando dinheiro, encomendando feijão, abará, petiscos, comprando bebidas como cerveja, refrigerante… a cultura resiste!
Com uma live profissional já gravada e no ar, o Jahmin Sound System pretende continuar levando alegria, conectando jovens e a comunidade como um todo a enxergar a cultura não só como lazer, mas também como fonte de renda. Também realizou uma oficina de produção cultural para crianças e adolescentes, de forma remota/online.
Já recebeu incentivo financeiro da Lei Aldir Blanc, pela prefeitura de Salvador, Fundação Gregório de Mattos, 2020; e do Fundo Baobá de Equidade Racial 2021. Foi entrevistado pelo Groovin Mood, em matéria sobre como os sounds systems estão sobrevivendo à pandemia, em 11 de junho de 2021″.