“A primeira festa do UPreto Soundsystem rolou em Brasilia, no mês de novembro de 2014. A equipe é na verdade uma dupla, formada por Fábio Oliveira (seletor, toaster, aprendiz de eletricista, pai, historiador) e por Antonio Carlos (marceneiro e eletricista).
A ideia de criar a equipe partiu de Fábio, que na real é paulistano. “Vi a cena soundsystem da cidade surgir e ia em quase todas as sextas-feiras do saudoso porão do Susi in Dub, no centrão de Sampa. Ali tive contato com o Fabinho (Yellow P), Mc Zulu e Bigode (nessa época ele era mais baixista do Rockers Control do que seletor do Dubversão). Nesse período eu não tinha nem computador e nem internet em casa, e ia ao Sesi fazer umas pesquisas sobre reggae e dub. Continuei seguindo as festas do Dubversão, e, quando a eles chegaram ao Hole Club (casa na região da Paulista), o Fabinho e o Miguel perguntaram se eu não queria ajudá-los na divulgação da festa. Acabei ficando pouco tempo nessa função porque consegui uma bolsa do Prouni pra estudar História na PUC-RS em Porto Alegre. Nessa cidade me vi um pouco distante do sound, no entanto, em todas as minhas férias vinha para São Paulo e podia ver o que rolava, me antenando em relação aos novos sons e tendências.”
Fábio teve contato com o Dinamita Soundsystem quando se mudou para Montevidéu em 2011, época em que também começou a comprar discos, o que culminou com a sua entrada para o Dinamita, participação que durou três anos e foi sua grande escola.
O seletor se mudou para Brasília em 2014. “Uma das coisas que eu tinha certeza antes de me mudar era que queria montar meu soundsystem, mesmo sabendo das limitações financeiras e como soundman. Mas consegui levar o projeto adiante e hoje o UPreto é uma equipe atuante na cidade, com muita gana de fazer cada vez mais pela cultura soundsystem local.”
“Nesse pequeno tempo que estamos atuando na cidade tivemos e temos o apoio das equipes locais mais antigas, como o Megaton e o Confronto, e isso tem facilitado nossa chegada na cena.”
Para o ano de 2015, o plano da dupla é manter uma festa mensal no Bar Raízes, localizado na Asa Norte e uma festa de rua. Com o tempo, o coletivo pretende trazer seletores de outros lugares do país para somar nas apresentações e festas.
Uma última curiosidade: de onde vem o nome do sound? “O nome UPRETO não vem à toa, pois o sound é formado por dois afrodescendentes e tem como ideia principal levar a mensagem a essa parcela da população, priorizando temas como escravidão, diáspora, racismo… ou seja, temas que tenham a ver diretamente com a população negra”, finaliza Fábio.