“Cica Sound System
Registro-SP
Cica¹: substantivo feminino; 1. adstringência devida ao tanino, esp. presente nas frutas ainda verdes, mas tb. em maduras, como a banana-maçã ou o caju, e em cascas, folhas etc. de muitos vegetais. (Dicionário Oxford Languages).
Cica, conhecida em algumas localidades como a “baba” da bananeira foi a inspiração para nomear o sistema de som, levando em consideração a região do Vale do Ribeira, conhecida pelas paisagens de extensos bananais devido a monocultura da banana.
Seletor Sagrado, além de seletor atua como operador e toaster no Cica Sound System. Desde 2019 vem fomentando a cultura Sound System de forma itinerante, com ênfase na cidade de Registro e no Vale do Ribeira – região caracterizada pela presença de municípios marginalizados, além de muitas comunidades remanescentes de quilombos e comunidades tradicionais. Atualmente a equipe é formada por Atsu Sagrado e Iris na produção.
O projeto do Cica Sound System surgiu devido à baixa de iniciativas que representassem a cultura preta periférica no território – fazendo uso do sound system enquanto ferramenta artístico-cultural e pedagógica, contribuindo com uma visão ampla das manifestações pretas nas diásporas e colaborando com a construção, fortalecimento e manutenção dessa identidade preta coletiva na região do Vale do Ribeira.
Desde a sua criação, foram realizadas apresentações entre algumas cidades do Vale do Ribeira, Curitiba e São Paulo capital. Em destaque, em parceria com um bar local (Registro-SP), o Cica contou com a realização de 12 edições da festa “Leggo Badness” entre 2022 e 2023 – evento gratuito com seleção de discos de vinil, sendo 7 edições realizadas com a presença de convidados especiais atuantes nas culturas sound system ou hip-hop fora da região.
No dia 21 de janeiro de 2024, depois de 5 anos de atuação, inaugurou o sistema de som, sendo pioneiro no Vale do Ribeira com um sistema focado em tocar música jamaicana. A festa de inauguração contou com a participação de King kNomoh, Green Selector e Ranking Wes entre seleção e comunicação.
Ficha de colaboradores:
Idealização: Atsu Sagrado (@atsu.sagrado)
Construção: Casa Madiba (@casa_madiba)
Direção: Green Selector (@greenselector.hifi)
Instalação: Ranking Wes (@ranking_wes)
Orientação: King kNomoh (@kingknomoh)
Montagem: Atsu Sagrado, Green Selector, Ranking Wes e King kNomoh