“O coletivo Jah Queens Sounds foi fundado em 2018 pela seletora Kakau (Kauane) que frequenta os eventos da cultura Sound System desde 2013. Mas tudo se iniciou mesmo em 2016, quando surgiu a vontade de agir coletivamente com outras mulheres e neste mesmo ano Kakau deu início aos estudos sobre discotecagem, sonorização musical e produção musical. Em 2019, Kakau seguiu estudando sobre a cultura do sistema de som, adquirindo recursos e equipamentos e também se apresentando em eventos pela cidade de São Paulo. Em 2020 os caminhos de Kakau e Jahpam se cruzaram e juntas elas consolidaram a formação do Coletivo Jah Queens Sounds, Kakau atua como Seletora/DJ e Jahpam como cantora e comunicadora. No entanto, com a chegada da pandemia e das restrições de circulação social, o coletivo precisou reinventar sua atuação artística dentro da cultura Sound System e passaram a atuar através de LIVES (Transmissões ao vivo) com coletivos parceiros. Sendo algumas delas lives internacionais como a All Queens Vinyl Reggae Festival, New Generation Of Women United e Reggae Sisters. E também somaram forças online com Real Rockers SS, Jam Live Session, Festlive, Baile da Discórdia, Live do Reggae, Raid Fi Raid, Dancing Move – Live Session e Festival Reggae Roots – Cultural SP.
Assim o coletivo Jah Queens Sounds deu início ao projeto Queens House Live Session e com este projeto o coletivo promoveu 7 lives sempre com a participação de coletivos femininos, e também coletivos parceiros na discotecagem. As Lives foram um grande instrumento de estudo e serviram de palco para o coletivo, e um espaço de construção e de conhecimento horizontal onde o coletivo Jah Queens Sounds pode refletir sobre a sua identidade e sua potência enquanto coletivo feminino.
Durante quase 2 anos de promoção das LIVES, Kakau e Jahpam puderam se conectar com muitas mulheres que atuam em diversas linguagens artísticas. As sementes plantadas durante esse projeto floresceram e deram frutos que incentivaram ainda mais o protagonismo do coletivo.
Atualmente o Coletivo Jah Queens Sounds está articulando o projeto Rainhas Sound System contemplado pela 19° Edição do programa para valorização de iniciativas culturais – VAI 2022 na região de Sapopemba-Fazenda da Juta, que incentiva o protagonismo feminino e a juventude periférica. Os eventos são plurais e trazem cultura, informação, música e poesia para a comunidade. Assim, para o desenvolvimento dos eventos, o coletivo Jah Queens Sounds conta com a participação de cantoras, coletivos de seletoras(es) e DJs. E em cada edição também contará com a participação de um coletivo ou uma artista grafiteira. E continuam atuando ativamente dentro da cultura Sound System realizando apresentações em eventos pela cidade de São Paulo.”